domingo, 22 de abril de 2012

Horário - Pré

Preparei com a turma a rotina diária, cada dia da semana com uma cor e com as imagens das atividades deste dia. As crianças estão adorando, já sabem qual é a atividade seguinte.




 

 

 

SUGESTÃO DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


ACOLHIMENTO – Recepção das crianças, contato com os familiares.

MUSICALIZAÇÃO: A música é um dos elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Ela contribui com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

HORA DA HISTÓRIA – Todos os dias são contadas ou lidas histórias de tradição oral ou da literatura infantil.



RODA INTERATIVA – Trabalho coletivo planejado a partir de um conteúdo curricular previsto, geralmente antecedido por uma verificação coletiva de crianças ausentes, marcação da data, construção da rotina e finalizada com avisos e explicações sobre a atividade seguinte.



ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM – Proposta para todo o grupo. São atividades importantes para se trabalhar atenção, concentração e a capacidade das crianças de atenderem a propostas feitas coletivamente ou individual, podendo realizar em diferentes locais, dentro e fora da sala de aula.



HIGIENE PESSOAL – Lavar as mãos com independência, usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo.


LANCHE – Momento essencial para o saudável desenvolvimento da criança, além de fazer parte do processo educativo. Durante as refeições, a criança tem a oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir muitos conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver sua autonomia.


RECREIO – Acontece na área externa, por quinze minutos. Momento em que ocorrem brincadeiras espontâneas.



ESCOVAÇÃO: Momento de higienização bucal, essencial para o desenvolvimento da criança, orientado pelo professor.


ATIVIDADES DIVERSIFICADAS (PARQUINHO E AREIA) – Estas atividades permitem que as crianças escolham o que desejam fazer. É um momento adequado para interações e observações significativas do professor junto às crianças podendo intervir e acompanhar o que elas fazem.


JOGOS DE MESA – Neste momento são utilizados os jogos de: quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, loto leitura, etc. Pelo seu caráter coletivo, os jogos permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de trocas e se acostumem a lidar com regras, conscientizando-as que podem ganhar ou perder.


AVALIAÇÃO DO DIA – Trabalho orientado para que a criança perceba a seqüência lógica das atividades, bem como para que o professor proceda com a auto-avaliação.


SAÍDA


OBS.: Este é um exemplo de rotina, sendo que haverá ajustes que devem ser feitos para atender as especificidades de cada grupo e a sequenciação dos trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário