Preparei com a turma a rotina diária, cada dia da semana com uma cor e com as imagens das atividades deste dia. As crianças estão adorando, já sabem qual é a atividade seguinte.
SUGESTÃO DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
ACOLHIMENTO – Recepção das crianças, contato com os familiares.
MUSICALIZAÇÃO: A música é um dos
elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração
do ser. Ela contribui com a
aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor
e sócio-afetivo da criança.
HORA DA HISTÓRIA – Todos os dias
são contadas ou lidas histórias de tradição oral ou da literatura infantil.
RODA INTERATIVA – Trabalho
coletivo planejado a partir de um conteúdo curricular previsto, geralmente
antecedido por uma verificação coletiva de crianças ausentes, marcação da data,
construção da rotina e finalizada com avisos e explicações sobre a atividade
seguinte.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM – Proposta
para todo o grupo. São atividades importantes para se trabalhar atenção,
concentração e a capacidade das crianças de atenderem a propostas feitas
coletivamente ou individual, podendo realizar em diferentes locais, dentro e
fora da sala de aula.
HIGIENE PESSOAL – Lavar as mãos
com independência, usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo.
LANCHE – Momento essencial para o saudável desenvolvimento da criança, além de fazer parte do processo educativo. Durante as refeições, a criança tem a oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir muitos conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver sua autonomia.
RECREIO – Acontece na área externa, por quinze minutos. Momento em que ocorrem brincadeiras espontâneas.
ESCOVAÇÃO: Momento de
higienização bucal, essencial para o desenvolvimento da criança, orientado pelo
professor.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS (PARQUINHO E AREIA) – Estas atividades permitem que as crianças escolham o que desejam fazer. É um momento adequado para interações e observações significativas do professor junto às crianças podendo intervir e acompanhar o que elas fazem.
JOGOS DE MESA – Neste momento são utilizados os jogos de: quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, loto leitura, etc. Pelo seu caráter coletivo, os jogos permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de trocas e se acostumem a lidar com regras, conscientizando-as que podem ganhar ou perder.
AVALIAÇÃO DO DIA – Trabalho orientado para que a criança perceba a seqüência lógica das atividades, bem como para que o professor proceda com a auto-avaliação.
SAÍDA
OBS.: Este é um exemplo de rotina, sendo que haverá ajustes que devem ser feitos para atender as especificidades de cada grupo e a sequenciação dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário